Aguarde, estamos processando as informações...


Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer Natal, 08 de Dezembro de 2019




Notícias e Comunicados

Resultado do Processo Seletivo Projovem Urbano, Edital 01/2019-SUEJA/SEEC/RN – Cadastro de Reserva

O resultado do Processo Seletivo para Cadastro de Reserva do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, Edição Especial 2017 está disponível para verificação a partir do dia 07/12/2019 [Sábado]. O candidato que se inscreveu pode acessar sua área de inscrição e ver seu resultado. Lembramos que o período para interposição de recurso ocorrerá nos dias 09 e 10 de dezembro através de formulário anexado no SigEduc. O resultado final está previsto para ser divulgado no Diário Oficial do Estado dia 13/12/2019.

Dia da Física vira tema de minifeira em escola estadual

No último domingo (19) foi comemorado o Dia da Física. A data faz alusão ao ano de 1905, quando Albert Einstein publicou seus artigos referentes à Teoria da Relatividade, estudo esse que revolucionaria a compreensão sobre física. Escolas da rede estadual de ensino realizam, nesta semana, atividades relativas a data. Dentre as unidades de ensino que trabalharão o dia da física está a escola estadual Zila Mamede, localizada em Natal, que organiza, até hoje (21), uma minifeira, da qual os alunos irão expor experimentos feitos a partir dos conhecimentos adquiridos sobre física em sala de aula. A professora responsável pela atividade é Amanda Vivian, docente de física. A educadora explica que usa aulas experimentais para melhorar a compreensão dos alunos, “com a ajuda da divulgação científica; que é a área que estou seguindo, planejei esse evento na minha prática para que os estudantes possam enxergar essa ciência de uma maneira mais próxima de seu dia a dia, transformando a teoria em algo palpável”. Amanda realiza a atividade desde 2013 na escola. “A física envolve o nosso cotidiano, são diversas coisas que acontecem no dia a dia que não sabemos como acontece a após entender, você percebe o quanto a física é importante”, relata o estudante João Victor, monitor de física da escola, estuda o 3º ano do ensino médio e explica que quando entrou na escola, tinha bastante curiosidade em entender sobre física e hoje, após melhorar suas notas na disciplina, diz que sente prazer em ajudar quem tem dificuldade como ele teve no passado. Esse ano, os físicos homenageados pela escola serão Einstein e Stephen Hawking. No Brasil, o 19 de maio passou a ser comemorado a partir de 2005, quando a ONU (Organização das Nações Unidas), deliberou o ano como o Ano Internacional da Física, em homenagem aos cem anos do “Ano Miraculoso de Einsten”.

Baixar Anexo

Aluna da rede pública ganha 1º lugar em feira de ciências nos EUA

A estudante Ekarinny Myrela Brito de Medeiros, aluna da Ufersa e egressa da escola estadual Hermógenes Nogueira Costa, localizada em Mossoró, conquistou, na última sexta-feira (17), durante a Intel ISEF, Feira Internacional de Ciências e Engenharia, o 1º lugar da Patent and Trademark Office Society e o 4º lugar na categoria Translational Medical Science (TMED). A feira e premiação aconteceram na cidade de Phoenix, no Arizona (EUA). A única representante do RN na feira defendeu o projeto “Desenvolvimento de cateter bioativo proveniente do aproveitamento do líquido da castanha do caju (Anacardium Occidentale) como alternativa na prevenção de infecção sistêmica”. O trabalho começou a ser concebido após uma experiência familiar da estudante. Ekarinny perdeu uma tia, vítima de infecção na corrente sanguínea, ocasionada por um cateter. Diante desse acontecimento, a aluna iniciou estudos e descobriu que não havia cateter que possuísse propriedades bioativas, que inibe bactérias. Além das premiações oficiais, Ekarinny foi convidada para publicar o seu projeto no International Journal of High School Research. “Nunca imaginei que poderia subir duas vezes no palco da Intel e conseguir o quarto lugar na minha categoria. Queria agradecer a todas as pessoas que me ajudaram, ao Governo do Estado, ao Programa Ciência para Todos, a Ufersa – a minha universidade, ao CCAA, aos vereadores que me apoiaram. Sintam-se todos abraçados”, disse Ekarinny. A SEEC, em parceria com universidades do RN, como a UERN e Ufersa, realiza ações com foco no desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes e na motivação dos professores na realização de ações que dinamizem a ciência em sala de aula. "Para nós, é motivo de orgulho ver tantos estudantes trilhando um caminho de sucesso por meio da iniciação científica”, pontua Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação. Com informações da Ufersa.

DIREC - Apresentação Treinamento SIPAC (Levantamento Patrimonial)

DIREC - Apresentação Treinamento SIPAC (Levantamento Patrimonial)

Baixar Anexo

DIREC - Roteiro Treinamento SIPAC (Levantamento Patrimonial)

Roteiro Treinamento SIPAC - Levantamento Patrimonial

Baixar Anexo

Guia - Ata Eletrônica

Prezados,
Encontra-se disponivel o Guia de Treinamento do Modulo Ata Eletrônica para as Escolas da Rede Privada e Municipal de ensino.
Atenciosamente,
Soinspe/SEEC

Baixar Anexo

SIGEduc | SEEC - RN - (84) 3232-1897 / (84) 32321316 - seec-app3.imd.ufrn.br.s3i1 v20191206_1552