1. Introdução

O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor com as atividades de seu dia a dia como: digitar notas, registrar frequência, registrar conteúdo ministrado entre outras funcionalidades que iremos demonstrar ao decorrer deste documento.

Créditos de criação: SIGEduc e o SIGEduc Mobile foi criado pela empresa SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação.

Para baixar o guia completo em PDF clique AQUI.

2. O Menu Principal

  1. Acesse o aplicativo SIGEduc:


  2. Menu Principal:


    1. Minhas Turmas: Exibe a lista com as turmas em que o professor encontra-se alocado no período do calendário escolar vigente.



      Ao selecionar uma turma é possível visualizar os estudantes da mesma, lançar frequências e lançar notas:



      1.1 - Estudantes: Ao selecionar o link "Estudantes" será possível visualizar todos os estudantes da turma.



      1.2 - Frequências: Permite que o professor registre frequência para os estudantes em determinado dia de aula. O professor será direcionado para o calendário, onde poderá escolher o dia que irá registrar frequência:



      Ao selecionar o dia desejado para o registro de frequência é exibida a lista dos estudantes da turma selecionada, onde pode-se informar a quantidade de faltas de cada estudante apenas clicando no mesmo. O registro é decrescente, ou seja, se no dia selecionado foram dadas 2 aulas, ao clicar em um estudante, será registrado 2 faltas para ele, caso ele só tenha faltado 1 aula, basta clicar no mesmo estudante novamente e será registrado apenas 1 falta:



      Para concluir o registro de frequências basta selecionar a opção conc. no canto superior esquerdo da tela, para concluir a operação.

      1.3 - Lançar Notas: Permite que o professor lance notas para os estudantes da turma selecionada.



      O professor pode lançar as notas de todos os bimestres e do exame final. Ao selecionar um bimestre no qual queira lançar notas, um teclado será exibido para que o professor digite a mesma:



      Após digitar todas as notas é possível verificar o resultado do estudante e saber se o mesmo foi promovido ou retido. Para concluir a digitação é necessário selecionar a opção conc. no canto superior esquerdo da tela.

    2. Lançar Notas: A partir do menu principal, o professor pode diretamente lançar notas para os estudantes de suas turmas. Ao selecionar tal opção, a lista das turmas que o mesmo está alocado será exibida:



      Ao selecionar uma turma o fluxo 1.3 é seguido.

    3. Frequências: A partir do menu principal, o professor pode Registrar Frequências diretamente, selecionando a opção "Frequências" . Ao selecionar tal opção, a lista das turmas que o mesmo está alocado será exibida:



      Ao selecionar uma turma o fluxo 1.2 é seguido.

    4. Lançar Conteúdo: A partir do menu principal o professor pode lançar conteúdo ministrado em cada data de aula. Ao selecionar a opção "Lançar Conteúdo" a lista das turmas que o mesmo está alocado será exibida:



      Ao selecionar a turma o professor será direcionado para a seleção do bimestre no qual quer "Lançar o Conteúdo":

      Ao selecionar o bimestre o professor será direcionado para o calendário, onde poderá escolher o dia que irá lançar conteúdo:



      Ao selecionar o dia no qual irá lançar o conteúdo, será exibida a lista de dias com o espaço para que seja digitado o conteúdo ministrado em cada dia.



      Ao clicar no espaço para digitação, um teclado surgirá para que o conteúdo seja inserido:



      Após inserir o conteúdo desejado, para concluir a digitação é necessário selecionar a opção conc. no canto superior esquerdo da tela.

    5. Status da Sincronização: A partir do menu principal o professor poderá sincronizar as informações do tablet com as informações do SIGEduc. Ao selecionar essa opção o aplicativo realizará a sincronização automaticamente e informará quando a sincronização estiver terminada. Enquanto isso, o professor poderá utilizar normalmente as funcionalidades do aplicativo.

    6. Sair: A partir do menu principal o professor poderá sair da aplicação ao selecionar a opção "sair". Será pedida uma confirmação e em caso positivo o SIGEduc móbile será fechado.

    7. barra superior:



      7.1 - A partir da barra superior o professor poderá selecionar o ícone do SIGEduc no canto superior esquerdo e visitar sites (menu de opções) como:



      7.2 - O professor também poderá visualizar as novidades que estão acontecendo no twitter sobre o SIGEduc, selecionando o ícone do Twitter (primeiro ícone do canto superior direito).

      7.3 - O professor poderá deslogar-se do sistema selecionando o "Cadeado" (segundo ícone da barra superior no canto direito) e desta forma será direcionado para o login, onde poderá logar-se novamente ou realizar login com um novo professor.

      7.4 - O professor poderá visualizar uma ajuda para a operação vigente, onde será mostrado como operar o sistema, poderá saber um pouco mis sobre o aplicativo e o SIGEduc selecionando a opção "sobre" e sair do aplicativo selecionando a opção "sair", tudo isso disponível no último ícone no canto direito da barra superior que são os 3 pontinhos verticais.

2.1. Como instalar?

É fácil baixar e instalar aplicativos para Android no Google Play, basta seguir estas etapas em relação a aplicativos pagos ou gratuitos.

Em qualquer tentativa de download do Google Play na web, você deve ter uma forte conectividade no seu celular ou tablet no momento de iniciar o download de play.google.com. A simples conexão do seu dispositivo ao computador por cabo USB não é suficiente. Não é possível fazer download do aplicativo no seu computador para depois transferi-lo ao celular ou tablet.

Atenção, antes de instalar qualquer aplicativo, é necessário ter uma conta do GOOGLE para poder fazer download no Google Play Store!
Caso não tenha essa conta ainda click AQUI para saber como proceder
.

No seu dispositivo (a partir do aplicativo Google Play Store):

Aplicativos gratuitos

  1. Acesse o Play Store a partir do seu tablet:


  2. Toque na lupa para procurar o aplicativo:


  3. Digite o nome do aplicativo (sigeduc) em "Pesquisar no Google Play" e toque na lupa novamente para procurar:


  4. Toque no aplicativo para ler mais informações:


  5. Toque em "Instalar" para ver os termos de uso e iniciar a instalação. :


  6. Toque em "Aceitar e fazer download" para aceitar as permissões referentes ao aplicativo e download do item iniciará automaticamente (ou pressione Voltar se não desejar fazer o download):


  7. O download começará:


  8. A instalação iniciará:


  9. Depois de instalado, uma mensagem será mostrada:


  10. Quando finalizar a instalação procure a tela que contém o ícone instalado:

2.2 Funcionalidades Disponíveis para a Sociedade:



  1. Portal da Educação:

    Acessa o site do portal da educação (http://www.rneducacao.com/)


  2. Acessar SIGEduc Mobile:

    Acessa o site SIGEduc Mobile com as opções para tablet:


  3. Escolas da Rede:

    Faz consultas das escolas que estão cadastradas no SIGEduc:


  4. Escolas Próximas:

    Consulta as escolas que estão próximas a sua localização atual ou a um endereço específico:


  5. Portal do Professor - MEC:

    Acessa o portal do professor - MEC:


  6. TV da Educação:

    Acessa a página do youtube:

SIGEduc | SIG Software e Consultoria em TI - (84) 3232-1316/3232-1315