Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Abril de 2014


Notícias e Comunicados

Provinha Brasil começa a ser aplicada nesta semana

Neste mês será realizada a aplicação da primeira etapa da Provinha Brasil nas escolas potiguares. Nos dias 24 e 29 de abril serão aplicadas, respectivamente, as avaliações de Leitura e de Matemática. A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes dos anos iniciais. Com 20 questões de múltipla escolha, a avaliação vai abranger, no dia 24, textos e questões com interpretação e divisão silábica. Na segunda avaliação, que será realizada dia 29, a prova terá questões voltadas para habilidades e competências de Matemática, que devem ser adquiridas nos anos iniciais.

Estudantes tem a oportunidade de atuarem na Câmara dos Deputados

As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro - 2014 estão abertas até 23 de maio. Os estudantes interessados em participar do programa devem entregar a ficha de inscrição, contento todos os dados pessoais, na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado Desde sua criação, em 2004, O PJB simula uma jornada parlamentar da qual os jovens estudantes participam de debates e votações de projetos de leis como se fossem deputados reais em comissões. Podem participar do Parlamento Jovem os alunos matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, com idade entre 16 e 22 anos.

Baixar Anexo

RN conclui 2ª etapa do Censo Escolar

O Grupo Auxiliar de Estatísticas Educacionais, equipe ligada a Assessoria Técnica e Planejamento (ATP) da Secretaria de Educação, parabenizou, está semana, os colaboradores, escolas e instituições parceiras pela conclusão da 2ª Etapa do Censo Escolar 2013 do RN. A execução satisfatória da Situação do Aluno 2013 é a demonstração de que, muito pode ser realizado quando existe a compreensão, compromisso e responsabilidade pelo fazer no trabalho em equipe. “Nosso Estado tem cumprido com INEP seu principal compromisso: a entrega de dados dentro do prazo, seja nas escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Recebemos esse elogio do MEC, e ele é estendido a cada um de nós que trabalhamos para que todas as informações cheguem ao Ministério corretas e em tempo”, disse Elisabete Barbosa, coordenadora da ATP.

CNPq premiará profissionais que contribuem para a difusão da ciência

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança o 34° Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. O Prêmio, criado em 1978, é concedido às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público. As inscrições seguem até o dia 23 de maio. Para a edição de 2014, a categoria escolhida é "Jornalista em Ciência e Tecnologia", e premiará os profissionais que tem seus trabalhos voltados para a difusão da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos meios de comunicação de massa.

Parlamento Jovem Brasileiro 2014 abre inscrições

A Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, lança o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2014. O programa é uma oportunidade para que jovens brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. As inscrições vão até o dia 23 de maio. O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. Os estudantes interessados em participar devem procurar a diretoria da escola e preencher a ficha de inscrição. Além disso, o candidato deve escrever um projeto de lei, tendo como tema assuntos ligados ao dia-a-dia do país.

Missão Pedagógica no Parlamento está com inscrições abertas

Desde o dia 24 de março estão abertas as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento. O programa, que está na quarta edição, é uma capacitação em educação para democracia exclusiva para professores de escolas públicas, conduzido pela Câmara dos Deputados. As inscrições vão até o dia 16 de maio. Para ingressar no programa, o professor terá de participar do curso “Educação para Democracia e o Parlamento”. Serão disponibilizadas oito vagas por estado, totalizando as 216 vagas. A inscrição no curso será realizada por formulário eletrônico, e as vagas serão preenchidas por sorteio eletrônico. Para mais informações acesse www.rneducacao.com

Concurso aborda a conscientização dos direitos e deveres das crianças

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão Especial da Criança, do Adolescente e do Idoso realizará concurso de desenho e poema sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Intitulado de Nosso direito - O Estatuto da Criança e do Adolescente, o certame tem o objetivo despertar nas crianças a consciência dos seus direitos e deveres, estimular a criatividade, o censo crítico, o trabalho em equipe e a cidadania de crianças e adolescentes. Mais informações acesse www.educacao.rn.gov.br - ASSECOM/SEEC

Baixar Anexo

Estruturas Curriculares 2014

A Secretaria de Estado de Educação tornam públicas as Estruturas Curriculares e suas orientações básicas referentes as etapas de ensino oferecidas para o ano letivo 2014. As estruturas foram organizadas de forma a atender a carga horária dos professores, conforme determina a Lei 11.738, de 16 de julho de 2008 (Lei do Piso Nacional).

Baixar Anexo

SIGEduc | SEEC-RN - (84) 3232-1443 - sigeduc3.s3i1 v4.1.17.seec-rn